image

EBENÉZER – Até aqui nos ajudou o Senhor

“… Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer…” – 1Samuel 7.12

Em quem você confia? Esta pergunta suscita muitas respostas mas também deveria levantar grandes reflexões sobre a nossa vida. A resposta a esta pergunta pode definir muitas coisas para nós.

Muitos irão responder que confiam na ciência, outros confiam na família, alguns confiam nos valores éticos e morais, muitos confiam em si mesmo e ainda muitos outros dizem confiar em Deus.

Mas entendo que esta resposta muito mais que verbal ela precisa ser dada através de uma reflexão profunda de vida e na nossa prática diária. Responder esta questão de formal oral é bem mais fácil que responder vivencialmente.

E é principalmente no cotidiano que iremos perceber realmente em quem (ou no quê) confiamos. Pois na nossa vida muitas vezes na prática a teoria é outra.

Podemos dizer que confiamos na ciência mas quando percebemos muitas vezes que ela não é tão exata quanto achávamos, deixamos de confiar. Seja em um diagnóstico errôneo, seja em pesquisas que condenam alguns certos tipos de alimentos logo depois tornam a aprová-los e etc.

Os que confiam na ética e na moral podem se decepcionar com crimes ou atrocidades cometidas por pessoas que “defendiam” tais valores. Podem até se decepcionarem consigas mesmas quando percebem que nem sempre conseguem viver aquilo que dizem. O famosa frase: “Faça o que falo mas não faça o que faço”.

Nesta sociedade é muito comum ouvirmos conselhos do tipo: “Siga o seu coração”. Que nada mais é a afirmação de confiar em si mesmo. E nem precisamos relatar aqui o quanto nos decepcionamos com a gente mesmo quando confiamos somente em nós mesmos.

Mateus Feliciano on sabyoutubeMateus Feliciano on sabtwitterMateus Feliciano on sabmyspaceMateus Feliciano on sablinkedinMateus Feliciano on sabinstagramMateus Feliciano on sabgoogleMateus Feliciano on sabfacebookMateus Feliciano on sabemail
Mateus Feliciano
Seguidor de Jesus Cristo desde 1991; marido da Carol Lourenço desde 2010 e pai da Clara desde 2016; nascido em Santo André-SP desde 1982 e morando em Campinas desde 2003. Formado em administração, teologia e pós graduado em exposição bíblica. Coordenador da Seara Urbana ONG de recuperação de moradores de rua desde 2006; Pastor na IBBG, da REDE (IBBG Jovem) e do HELP (Ação Social); Professor na Faculdade Teológica Betesda nas áreas de teologia, missiologia e eclesiologia; Professor de missões urbanas e discipulado na JOCUM; Membro da FTL-Fraternidade Teológica Latino Americana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *