pexels-photo-541518

ALEGRIA NA VIDA CRISTÃ

Muitas gerações de discípulos e discípulas de Cristo já se passaram e muitas outras ainda virão de vir. Alguns Cristãos do passado tinham uma visão sobre a vida Cristã a qual muitos aderiram enquanto outros não concordavam. Muitos achavam que “crente” que fica rindo muito e falando muitas coisas engraçadas não são pessoas sérias com Deus. Alguns inclusive entendem que Cristão não deveria rir para não perder a reverência. E ainda hoje (século XXI) é possível encontrar algumas pessoas com este pensamento.

É muito comum também pessoas que confundem alegria com risadas. Muitos entendem que ter alegria na vida é sempre ficar rindo de tudo e pra todos. Alguns Cristãos acham que viver com Jesus é ter uma alegria do tipo que nunca chora de tristeza, nunca reclama da vida, não tem depressão (como se fosse um sentimento e não uma doença) e que tem que estar sempre positivo, falando coisas boas e rindo o tempo todo. É claro que não é bom ficar chorando, reclamando e triste o tempo todo também. Mas não dá para ficar sorrindo, cantando e de bem com a vida continuamente (mesmo que seja bom tentar ser assim).

Alegria é muito mais que uma expressão exterior ou sentimento interior. Alegria é um estado emocional, uma forma de viver, uma decisão a ser tomada diariamente que nos fazer sermos contentes. Contentes no sentido de contentamento ou estar satisfeitos com o que temos mas insatisfeitos com quem somos. Alegria também pode ser externalizada em sorrisos, piadas, canções e abraços. Mas também pode ser externalizada num choro, em uma palavra mansa, num afago e no silêncio.

Mas a verdadeira alegria não vem de fora para dentro mas sim de dentro para fora. Quando ela é intencional e buscada como um modo de viver, ela aflora na vida de interior e externaliza em tudo o que se faz e diz. Esta alegria está muito ligada à paz que só Jesus pode dar. Uma alegria e paz que não está ligada às situações mas que emana do Deus que tem todo o poder para mudar nosso interior e nos ajudar a externalizar de uma maneira honesta e respeitável.

Ser Cristão é ser alegre.

Mateus Feliciano on sabyoutubeMateus Feliciano on sabtwitterMateus Feliciano on sabmyspaceMateus Feliciano on sablinkedinMateus Feliciano on sabinstagramMateus Feliciano on sabgoogleMateus Feliciano on sabfacebookMateus Feliciano on sabemail
Mateus Feliciano
Seguidor de Jesus Cristo desde 1991; marido da Carol Lourenço desde 2010 e pai da Clara desde 2016; nascido em Santo André-SP desde 1982 e morando em Campinas desde 2003. Formado em administração, teologia e pós graduado em exposição bíblica. Coordenador da Seara Urbana ONG de recuperação de moradores de rua desde 2006; Pastor na IBBG, da REDE (IBBG Jovem) e do HELP (Ação Social); Professor na Faculdade Teológica Betesda nas áreas de teologia, missiologia e eclesiologia; Professor de missões urbanas e discipulado na JOCUM; Membro da FTL-Fraternidade Teológica Latino Americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *