tumblr_o30ikxfdgy1uk42nso1_1280-150x150

DO JEITINHO QUE SOMOS

No Brasil temos a cultura do político corrupto e desonesto. Muitos brasileiros acreditam que todos eles ou a grande maioria estão mal intencionados em suas motivações de representar o povo e que se aproveitam da posição onde estão para benefício próprio. Não posso discordar do fato que muitos crimes de corrupção foram realmente constatados e que alguns poucos foram condenados por eles. Mas o que faz um político ser desonesto neste país?

Fico pensando como era a vida destes antes de assumirem os cargos que a própria população os deram. Creio que foram (e ainda são) cidadãos como você e eu que andam de carro, compram em padarias, e ganham os seus salários. Até aí tudo bem.

Mas como você e eu agimos quando recebemos uma multa, nos entregam dinheiro a mais no troco da padaria ou vamos fazer nossa declaração de imposto de renda?

Além da cultura do político corrupto que se refere a estas pessoas públicas, temos também a cultura do jeitinho que se refere a muitos brasileiros que agem desonestamente.

Quantas histórias já ouvimos (e já fomos protagonistas) de brasileiros e brasileiras que quando recebem uma multa de
trânsito transferem para algum amigo ou alguém da família que tenha menos pontos, que recebem um dinheiro a mais no troco na padaria e não devolvem, de pessoas que sonegam na declaração de imposto de renda e etc ?

Muitos políticos quanto eleitores do nosso Brasil tem a cultura da desonestidade desde a infância. A diferença é que nas mãos do
povo passam alguns reais e nas mãos dos representantes do povo passam milhares e milhões de reais. Será que se nós estivéssemos nas mesmas posições destes, não agiríamos da mesma forma?

Não adianta reclamarmos deles enquanto nós agimos da mesma forma. Precisamos resgatar esta cultura do jeitinho e prezarmos pela honestidade em nossas vidas. Só assim poderemos melhorar o nosso comportamento e consequentemente o comportamento
daqueles que nos representam em tudo, inclusive na desonestidade. Pois até agora eles nos tem representado muito bem, infelizmente.

Mateus Feliciano on sabyoutubeMateus Feliciano on sabtwitterMateus Feliciano on sabmyspaceMateus Feliciano on sablinkedinMateus Feliciano on sabinstagramMateus Feliciano on sabgoogleMateus Feliciano on sabfacebookMateus Feliciano on sabemail
Mateus Feliciano
Seguidor de Jesus Cristo desde 1991; marido da Carol Lourenço desde 2010 e pai da Clara desde 2016; nascido em Santo André-SP desde 1982 e morando em Campinas desde 2003. Formado em administração, teologia e pós graduado em exposição bíblica. Coordenador da Seara Urbana ONG de recuperação de moradores de rua desde 2006; Pastor na IBBG, da REDE (IBBG Jovem) e do HELP (Ação Social); Professor na Faculdade Teológica Betesda nas áreas de teologia, missiologia e eclesiologia; Professor de missões urbanas e discipulado na JOCUM; Membro da FTL-Fraternidade Teológica Latino Americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *